top of page

MEMÓRIAS AFETIVAS

A ideia de um projeto que fale sobre memórias acontece bem antes da Pandemia, mais especificamente em meados de 2019. Durante um bate papo, Raabe, Kaique e Fio trazem lembranças descontraídas sobre suas vivências em bairros da ZL, e de como esses territórios foram importantes em suas formações como artistas. Dessas conversas surgiu a vontade em pesquisar mais sobre essas memórias, mas em forma de pesquisa. Foi então que decidiram escrever um Projeto para o Edital VAI, da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Entre Linhas é um Projeto criado para pesquisar e registrar  “pequenas memórias” entre pessoas e bairros. O coletivo tem base na Zona Leste de São Paulo e entende essas pequenas memórias como momentos importantes na narrativa das pessoas. O projeto “Entre Linhas” registrou memórias reais vividas em quatro bairros da Zona Leste (Itaquera, Vila Silvia, Cidade Tiradentes e Guaianases), cada bairro teve um artista visual convidado pelo coletivo como seu representante (Laís da Lama, Felipe Urso, Koral Alvarenga e Ítalo Raphael, respectivamente). Os artistas foram escolhidos com base em suas narrativas e com a identificação deles com os territórios, que se entrelaçam com suas trajetórias pessoais e artísticas. 

Em 2021 o coletivo apresenta quatro exposições individuais, que contemplam memórias afetivas de quatro artistas com forte ligação com a ZL,  Laís da Lama (Itaquera), Felipe Urso (Vila Silvia), Koral Alvarenga (Cidade Tiradentes) e Ítalo Raphael (Guaianases)

 

Cada artista apresenta de uma forma autoral uma sequência de obras criadas para esse projeto. Em paralelo a essa imersão dos artistas em suas memórias, os integrantes do coletivo se voltam a pesquisas históricas sobre esses bairros.

bottom of page